SOBRE NÓS

A Cia Mover surgiu em 2009 com o objetivo de juntar artistas formados e em formação profissional para a pesquisa e criação em artes. Esta visão impulsionou a criação de diferentes núcleos de atuação, em diferentes linguagens ou áreas artísticas: dança contemporânea, fotografia, banda musical e artes para crianças. Estes núcleos atuavam de forma independente, mas também realizam projetos internúcleos. Um dos trabalhos mais fortes da Cia Mover nos primeiros anos foi a realização de jam sessions de dança para quem ainda não tinha contato com a dança contemporânea, chamado “Jogos para Dançar”.

 

Em 2013 os núcleos se uniram para começar a pesquisar sobre a cultura da criança e dar continuidade a sua pesquisa de jogo e interatividade, criando assim seu primeiro espetáculo infantil “As Aventuras de VocEu”, que estreou no Centro de Referência da Dança em novembro de 2014. No início de 2016, com o acúmulo de experiências vividas, a Cia Mover iniciou então seu processo criativo para o segundo espetáculo infantil “Rua Flu”, que estreou em novembro de 2017 no SESC Santana.

 

A Cia Mover acredita em criações artísticas que tenham como princípio a democratização do fazer artístico e a emancipação do espectador. A experiência estética deve possibilitar o surgimento de poéticas corporais que conduzam o cidadão a novas formas de se mover pelo espaço. Para que isso se efetive, a obra de arte deve desestabilizar as certezas, convidando o espectador a jogar e a interferir no produto artístico, confundindo produto e processo.

COLABORADORES

Metódica e ousada, formou-se em artes cênicas pela UNESP e descobriu a dança como profissão. Gosta de viver no contraste entre uma docência com adolescentes e adultos em processo de formação profissional em Dança e Teatro na ETEC de Artes e uma atuação artística em meio aos pequeninos. Certo dia, quando questionada sobre por que dançava, respondeu: “Minha dança é um pretexto para continuar brincando”. Essa amor a brincadeira a levou a fazer um mestrado em Estudos Culturais e Filosofia na USP e a fundar a Cia Mover.

PETÍCIA CARVALHO | BAILARINA E DIRETORA DA CIA

Viola tocão e late bata, opa....pera aí... Toca violão e bate lata! Músico e educador musical, compõe as trilhas sonoras da Cia e se diverte muito enquanto faz tudo isso. Formado na UNESP e pós graduado na Faculdade Cantareira, teve grandes mestres no seu caminho, como o violonista Giácomo Bartoloni, o compositor Arrigo Barnabé, as educadoras Marisa Fonterrada e Enny Parejo, e muitas outras pessoas especiais que não cabem aqui. Ah! E também é casado com a Peticia Carvalho, que dança na Cia Mover.

ANDRÉ MORAES | MÚSICO E DIRETOR DA CIA

Graduada em Gestão Financeira, abandonou a carreira coorporativa pela arte na Dança. Na Etec de Artes formou se em dança e encontrou novos caminhos "caminhando pelo espaço ". Joga, improvisa e dança na Cia Mover. Brinca, troca, aprende, ensina e sonha com crianças como Artista educadora. Dança no grupo de pesquisa Maria Duschenes com Cilo Lacava. É mãe do Lucca de 1 ano. Adora sorrir e o pôr do sol.

DAYANA CRISÓSTOMO | BAILARINA

É professora alfabetizadora.  Pedagoga formada pela USP,  leciona na Escola da Vila. No flerte com as linguagens artísticas e com a cultura da infância, foi encontrada pela arte de contar histórias. Formou-se contadora pelo núcleo de Narração de Estórias do Lab_Arte da USP com Fabiana Rubira. Desde então, tem espalhado histórias por escolas, livrarias, bibliotecas e espaços culturais  (Sesc, Centro cultural da Juventude, livraria Saraiva, parque Villa Lobos) e buscado seu caminho nas palavras cantadas, contadas e escritas.

KAREN EBERT | CONTADORA DE HISTÓRIAS

Estudante de Comunicação das Artes do Corpo pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), com linhas de formação em Dança, Teatro e Performance.  Formada no Curso Técnico em Dança pela instituição ETEC de Artes. Estuda Danças Brasileiras na Escola de Dança de São Paulo (EDASP). Formação em Ballet Clássico. Atualmente é professora de ballet clássico, expressão corporal, contemporâneo e iniciação ao movimento. Interprete-criadora da Cia Mover desde 2013.

KÉSSIA MIDORY | BAILARINA

Fotógrafa, modelista e sonhadora. Formada em Negócios da Moda pela Universidade Anhembi Morumbi. Desde pequena tem interesse em fotografia e artes visuais. Estudou fotografia no projeto Laboratório Experimental de Arte-educação & Cultura da USP, também atuou como monitora no núcleo de fotografia desse projeto. É responsável pelos registros fotográficos e videográficos dos trabalhos da Cia. Mover desde 2009. Atualmente trabalha de forma autônoma com ensaios fotográficos e desenvolvimento de figurino da Cia. Além de voltar seus estudos para a área de roteirização para cinema com Caetano Grippo, Francine Barbosa e Franthiesco Ballerini.

MARCELLY BOCCIA | FOTÓGRAFA E ARTISTA VISUAL

EVELIN DANZI | BAILARINA

Observadora e boa ouvinte, bailarina e educadora física. Especialista em Treinamento Funcional, instrutora de Pilates, formou-se Bacharel em Ciências da Atividade Física pela USP, encontrando o amor pelo estudo do corpo em movimento. Aprofundou essa busca na Etec de Artes, onde conheceu a Cia Mover. Porém, só depois de conhecer um palhaço, reencontrou a alegria da brincadeira e da criança, o que a motiva hoje a compor elenco desta Cia e do Circo do Céu Aberto. Nessa brincadeira, dedica-se a arte-educação de idosos, adultos e crianças, e pesquisa a Técnica Klauss Vianna na UFABC.

ROGÉRIO MARCONDES | BAILARINO

Formado pela Etec de Artes, é arte educador e se arrisca a escrever nos tempos livres. Ligado a questões da infância e do aprendizado sensível, Rogério encontra no universo lúdico e poético suas fontes de estímulos para criação. Integrante mais novo da Cia Mover, também se dedica a criações artísticas com grupos de crianças e adolescentes, estudos acadêmicos das artes do corpo (PULA/EEFE-USP), integra o Grupo de Encantadores e gosta muito de doces!

© 2017 by Marcelly Boccia.
Proudly created with
Wix.com